Ambientes com grande circulação de pessoas, filas e sujeitos a atrasos são altamente propensos a ter confusões e gerar estresse nos clientes. No meio desse caos, uma pessoa com deficiência oculta pode ter uma crise a qualquer momento. Então, para evitar que isso aconteça, em 2016, em Londres, foi criado o Cordão Girassol, a fim de identificar e priorizar a assistência a essas pessoas.

O que é Cordão Girassol?

O Cordão Girassol tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas em grandes estabelecimentos. Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências.

São classificados como deficiências ocultas o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias relacionadas a voos. As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

Como o Cordão Girassol ajuda pessoas com deficiência oculta?

Quando uma pessoa com o Cordão Girassol é identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e outros tipos de estabelecimentos que trabalham com grandes públicos devem priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.

Tal serviço é capaz de evitar ou amenizar situações de alto estresse, como filas e atrasos, tornando a experiência do indivíduo mais tranquila. Além do uso do cordão como um sinal de alerta, alguns aeroportos pelo mundo já contam com salas especiais para pessoas com algum tipo de deficiência oculta.

Quais os benefícios de adotar o Cordão Girassol?

Ao optar por usar o Cordão Girassol, a pessoa com deficiência e seus familiares podem usufruir de algumas vantagens, como:

  • Ajuda para ler placas de sinalização;
  • Auxílio na locomoção;
  • Isenção dos processos rotineiros de segurança;
  • Exclusão da necessidade de permanecer em filas;
  • Recebimento de informações mais detalhadas sobre produtos e serviços dos estabelecimentos;
  • Disponibilidade de salas sensoriais;
  • Mais tempo de preparo para check-in em aeroportos.

Detalhes do Cordão Girassol da Badge

Empresa tradicional no ramo de cordões e acessórios para crachás, a Bagde atua no mercado há mais de uma década, desenvolvendo, produzindo e entregando soluções de performance e qualidade diferenciadas, priorizando valores como capacidade, responsabilidade, parceria e segurança.

Entre a sua linha de produtos, o Cordão Girassol da Bagde tem como principal papel a inclusão. Ele é produzido em poliéster acetinado com 85 centímetros de comprimento, acabamento de mosquete e trava de segurança.